header top bar

section content

VÍDEO: Médico de Cajazeiras esclarece por que resultado do exame de Covid-19 por swab demora a sair

Exame RT-PCR (por coleta de material) que detecta a Covid-19 é mais demorado, mas eficaz

Por Jocivan Pinheiro

30/06/2020 às 17h23 • atualizado em 30/06/2020 às 17h26

No Brasil, as grandes distâncias e a pouca quantidade de aparelhos são os principais motivos da demora para emitir o resultado do exame RT-PCR (por coleta de material) que detecta a Covid-19, de acordo com o médico Jamacir Ferreira.

Jamacir explica que no Brasil ainda há pouca quantidade do aparelho que realiza esse exame, talvez por ser muito caro. A consequência disso, tanto para a rede pública como para a privada de saúde, é que os aparelhos estão distribuídos apenas nos grandes centros que são distantes do interior.

VEJA TAMBÉM

Médico critica teste rápido e revela que RT-PCR é o único exame capaz de diagnosticar a Covid-19

No caso da rede pública de saúde, a demora é ainda maior porque a demanda de exames é muito grande e existe critérios de prioridade, o que gera fila.

“A grande dificuldade é esse gargalo no serviço público devido à quantidade de exames. E sempre que é coletado o material ambulatorial, ou seja, num paciente não hospitalizado, e é coletado material de um paciente hospitalizado ou de um profissional de saúde que atua na linha de frente, esses exames acabam tomando preferência”, explica o médico.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: