header top bar

section content

VÍDEO: Médico esclarece se existe alguma relação entre Covid e aumento dos casos de Alzheimer

Dr. Felipe esclarece que mesmo que não existam casos de Alzheimer na família, a doença pode se desenvolver normalmente

Por Caliel Conradho

23/02/2022 às 19h28 • atualizado em 23/02/2022 às 22h05

O assunto abordado no quadro Saúde e Bem-Estar do programa Diário News da TV Diário do Sertão nesta quarta-feira (23) foi Alzheimer, sintomas e tratamento.

Este mês é dedicado a campanha de conscientização do Fevereiro Roxo, que trata da conscientização e tratamento do Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Inicialmente, o médico reumatologista Fellipe Claudino esclareceu que o Alzheimer é a principal causa de quadro de demência na população e pode aparecer em qualquer faixa etária, sendo mais comum na quinta ou sexta década de vida. Umas das principais características do Alzheimer é o declínio cognitivo que se inicia com a perda de memória recente podendo evoluir levando o paciente a quadros de desorientação, depressão e até  agressividade.

Sobre predisposição genética à doença, Fellipe orienta que até o presente momento não se tem uma causa bem definida sobre a origem do Alzheimer, porém, em famílias que existem casos da doença é preciso redobrar a atenção.

Dr. Fellipe esclarece que mesmo que não tenham casos de Alzheimer na família, a doença pode se desenvolver.

“Algumas pesquisas indicam outros fatores além do genético, como por exemplo, infecções, questões geográficas e o baixo nível educacional como predisponentes para o Alzheimer”, destacou o médico.

Médico fala sobre a relação entre Covid e aumento dos casos de Alzheimer

A orientação do Dr. Fellipe é que o paciente, inicialmente, procure a orientação de um geriatra, neurologista e psiquiatra. Mesmo com tratamento medicamentoso, existem outros profissionais que podem ajudar no tratamento, como o psicólogo, o terapeuta ocupacional e o fisioterapeuta.

Questionado sobre se uma mudança na alimentação pode ajudar a melhorar os sintomas de Alzheimer, o reumatologista falou:

“Uma alimentação mais saudável ajuda na saúde de uma forma global, mas na redução da progressão do Alzheimer não existe nada ainda comprovado  de forma definida”.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Garoto de 3 anos precisa de ajuda para adquirir equipamento que pode realizar seu sonho de andar

Sobre agravamento do Alzheimer com o Covid-19, Dr. Fellipe falou que essa resposta só poderá ser esclarecida daqui alguns anos com o avanço dos estudos científicos; no momento não se tem nada que comprove o aumento dos casos de Alzheimer pós Covid.

“O que temos hoje é o impacto da Covid nas doenças crônicas em curto prazo, principalmente naquelas que têm componentes psicológicos e psiquiátricos com pioras nos casos de ansiedade e depressão”, ressaltou o médico.

No encerramento da entrevista, Fellipe Claudino traz algumas dicas de como a família deve lidar com um parente que tem Alzheimer; umas das dicas sugeridas pelo médico é a busca por grupos de apoio.

Instagram Dr. Fellipe Claudino 

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: