header top bar

section content

VÍDEO: População cobra revitalização da Gruta de São Gonçalo, em Sousa, que está interditada há um ano

A gruta é um dos poucos pontos turísticos de São Gonçalo. Antes de ser interditado, local recebia um grande número de devotos da Paraíba e até de outros estados

Por Jocivan Pinheiro

07/05/2019 às 17h21 • atualizado em 08/05/2019 às 20h28

Às margens da rodovia estadual PB-384, no distrito de São Gonçalo, município de Sousa, um ponto turístico está completamente abandonado. Ao lado da placa que convida os fiéis à oração tem um aviso de interdição da Defesa Civil.

Estamos falando da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um dos poucos pontos turísticos do distrito. Antes de ser interditado há mais de um ano, o local recebia um grande número de fiéis.

DEPOIMENTO

O antigo zelador Valdemar Quirino (hoje falecido), em depoimento na época anterior a interdição, disse que a gruta recebia fiéis não só da Paraíba, mas também de outros estados do país que vinham em busca de milagres. A comunidade cobra que o local seja revitalizado para que continue sendo um templo de oração e penitência.

RELEMBRE A REPORTAGEM PRODUZIDA EM 2015

“É uma realidade que vem chocando todo o acampamento federal de São Gonçalo. Está um caos. Essa gruta pode cair a qualquer momento. Ninguém pode mais subir porque, além de estar interditado, você pode correr o risco de cair a qualquer momento. Aquilo pode tudo desabar, o que é um prejuízo grande para nosso turismo religioso, para Sousa como um todo”, alertou o vereador Cacá Gadelha (PSDB).

VEJA TAMBÉM:

Gruta está interditada há um ano de três meses

ÁREA DE RISCO

O coordenador da Defesa Civil de Sousa, Raimundo Rildo da Silva, e o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Charlton, realizaram uma visita à gruta no mês de fevereiro para fazer um levantamento e um mapeamento dos riscos e a partir daí atualizar o Plano de Contingência.

O planejamento tem como finalidade preparar instituições, profissionais e população para uma resposta efetiva diante de, por exemplo, um desastre natural. Além da gruta, eles visitaram as obras do açude de São Gonçalo, que receberá as águas da transposição do rio São Francisco.

A gruta é local de penitência de fiéis católicos

RESPOSTA DA PREFEITO

O Diário do Sertão falou com o secretário de Infraestrutura de Sousa, Delano Gleydson, que anunciou o início das obras de recuperação da gruta para o segundo semestre deste ano.

Ele disse que os engenheiros já realizaram estudos no local. Mas a obra só vai começar quando a prefeitura concluir a reforma da praça de São Gonçalo, que já começou. A expectativa é de que a reforma da gruta comece em julho.

Local tem rachaduras que comprometem a estrutura

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Governador João Azevêdo fala sobre o afastamento político com Ricardo Coutinho e mudanças no Governo

TRAGÉDIA

VÍDEO E FOTOS: Delegado dá detalhes do grave acidente próximo a parque de vaquejada em Cajazeiras

ESPERANÇA

VÍDEO: Presidente da OAB declara que luta pela permanência da Vara do Trabalho de Cajazeiras não acabou

ENTREVISTA

VÍDEO EXCLUSIVO: Governador anuncia obras no Sertão, esclarece polêmicas e fala de relação com Ricardo