header top bar

section content

VÍDEO: Domingo é marcado por chuva no Sertão da Paraíba e INMET divulga alerta para todo o estado

Dez cidades do Sertão estão sob Alerta Laranja e o restante sob Alerta Amarelo. O diretor do Sistema Diário do Comunicação registrou o momento de uma forte chuva na região de Patos

Por Luiz Adriano

16/04/2023 às 14h51 • atualizado em 16/04/2023 às 15h39

Em viagem de retorno de João Pessoa para Cajazeiras na tarde deste sábado (15), o diretor do Sistema Diário de Comunicação, Petson Santos, juntamente com o radialista José Dias Neto, os quais são apresentadores do programa Olho Vivo, registraram uma forte chuva em um trecho da BR-230, em passagem pela entrada do distrito de Santa Gertrudes, no município de Patos, próximo às cidades de Malta e Condado, já no Sertão paraibano. “É água no Sertão, é água no Sertão […] muita água”, disse Petson.

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER) divulgou já na manhã deste domingo (16) que em Cajazeiras choveu nas últimas horas o equivalente a 32,1 milímetros e o total acumulado do ano é de 974,8 mm.

Outras cidades do Sertão também divulgaram seus dados pluviométricos deste sábado para este domingo. Em Coremas choveu 29,1 mm, Cajazeirinhas 8,3 mm, Condado 6, Paulista 4, São Bentinho 3,2 mm, São Domingos 0,8 mm e Vista Serrana 2 mm. Não foi possível conseguir os dados dos demais municípios.

Muita chuva no Sertão da Paraíba – foto: Diário do Sertão

METEOROLOGIA

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na manhã deste domingo (16), um aviso de chuvas intensas com grau de severidade: Perigo Potencial, da cor amarela para todos os municípios da Paraíba.

Conforme o INMET, poderá chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido até às 10h desta segunda-feira (17).

INSTRUÇÕES:

Em caso de rajadas de vento, é recomendado pelo INMET que não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, bem como não é correto estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

As informações citam ainda que se possível, é importante desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Caso seja necessário, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros, por meio do 193.

ALERTA LARANJA

Das 20 cidades que estão sob Alerta Laranja, 10 são do Sertão. Neste anúncio o grau de severidade é de perigo, as chuvas podem chegar a 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Quanto às instruções são as mesmas citadas no Alerta Amarelo, sendo que neste caso os riscos são maiores.

Veja a lista das 20 cidades em Alerta Laranja: (cidades do Sertão em negrito)

1 – Araruna
2 – Belém do Brejo do Cruz
3 – Bom Sucesso
4 – Catolé do Rocha
5 – Cuité
6 – Frei Martinho
7 – Lastro
8 – Mataraca
9 – Nova Floresta
10 – Nova Palmeira
11 – Pedra Lavrada
12 – Picuí
13 – Poço Dantas
14 – Santa Cruz
15 – São Bento
16 – São José do Brejo do Cruz
17 – São José do Sabugi
18 – Tacima
19 – Uiraúna
20 – Várzea

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: