header top bar

section content

VÍDEO: Chico Mendes solicita ao Governo do Estado construir barragens subterrâneas em Patos

O deputado entende que seria uma alternativa sustentável para captar e armazenar água das chuvas e amenizar os efeitos da estiagem

Por Luis Fernando Mifô

24/09/2025 às 16h39

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta terça-feira (23), mais uma sessão itinerante. Desta vez, o parlamento estadual se reuniu na sede do Sebrae, em Patos, para debater projetos e votar matérias que irão melhorar a qualidade de vida da população do Sertão paraibano.

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou a importância das sessões itinerantes, que, segundo ele, representa a oportunidade para que a população do Sertão possa acompanhar de perto os trabalhos legislativos da Casa Epitácio Pessoa. “Esse nosso projeto aproxima o Poder Legislativo dos cidadãos paraibanos, ampliando o diálogo e a participação popular nas decisões políticas”, destacou.

Um dos requerimentos aprovados na sessão é de autoria do deputado Chico Mendes (PSB). Preocupado com os efeitos da estiagem em Patos, ele apresentou o Requerimento 24.796/2025 com o intuito de que seja encaminhada manifestação de apelo ao governo do Estado e à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos para que sejam promovidas ações administrativas necessárias para a construção de barragens subterrâneas no município.

“O semiárido nordestino enfrentou recentemente uma das maiores crises hídricas em razão da seca prolongada. No nosso entendimento, a construção de barragens subterrâneas seria uma das alternativas sustentáveis capaz de captar e armazenar as águas das chuvas e atender às necessidades hídricas da agricultura familiar desenvolvida sobre as condições do semiárido”, argumentou o deputado em seu pedido.

O deputado Inácio Falcão (PCdoB), através do Requerimento 24.765/2025, solicitou à Secretaria de Infraestrutura do Estado autorização para perfuração de 10 poços artesianos no município de Patos-PB. “Este pleito que visa propiciar aos moradores da localidade combater os efeitos da estiagem que atualmente atravessa”, explicou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: