header top bar

section content

Gestão de Helder publica revista de realizações com destaque para saúde, educação e infraestrutura de Sousa

O exemplar detalha avanços em áreas estratégicas, com ênfase na modernização da rede de ensino, expansão dos serviços de saúde e um volume recorde de infraestrutura urbana, além de ações na cultura, esporte e segurança hídrica

Por José Dias Neto

13/01/2026 às 15h33

Helder lança Revista Administrativa. Foto: Divulgação

A prefeitura de Sousa publicou a revista oficial de realizações referente ao ano de 2025, o primeiro da gestão do prefeito Helder Carvalho (PSB). O exemplar detalha avanços em áreas estratégicas, com ênfase na modernização da rede de ensino, expansão dos serviços de saúde e um volume recorde de infraestrutura urbana, além de ações na cultura, esporte e segurança hídrica.

A gestão também consolidou avanços significativos no esporte, na segurança hídrica e na cultura. O calendário cultural do município foi fortalecido com a realização de eventos ao longo de todo o ano, promovendo a identidade local e movimentando a economia. Também foram executadas ações estratégicas para garantir o abastecimento d’água e a segurança hídrica em áreas críticas, enquanto o incentivo ao esporte se deu por meio do apoio a competições e melhoria de equipamentos esportivos, garantindo lazer e inclusão para a juventude sousense.

“Este primeiro ano de gestão foi marcado por um planejamento rigoroso e pelo compromisso de transformar cada investimento em benefício direto para a população. Conseguimos bater recordes na infraestrutura, mas o nosso maior orgulho é ver o fortalecimento da nossa rede de cuidado, desde a segurança alimentar das famílias até a valorização dos nossos educadores. Estamos construindo uma Sousa mais moderna, humana e justa para todos”, afirmou o prefeito Helder Carvalho.

PARA CONFERIR A REVISTA COMPLETA – CLIQUE AQUI!

O setor educacional registrou investimentos significativos no capital humano e na infraestrutura física. Entre os destaques está o programa Educação Premiada, que destinou R$ 1,5 milhão em prêmios para educadores da rede municipal. No âmbito do desempenho estudantil, a gestão implementou a Medalha Ariano Suassuna e a Olimpíada Sousense de Matemática, voltadas ao reconhecimento de alunos e professores com resultados de destaque. O período também foi marcado por reformas e modernizações de unidades escolares e pela realização dos Jogos Escolares Municipais.

Na saúde, o primeiro ano de gestão foi pautado pela ampliação do acesso e pela estruturação dos serviços. Um dos marcos históricos citados no relatório é a criação de duas novas bases descentralizadas do SAMU, visando reduzir o tempo de resposta em urgências. A prefeitura também registrou avanços na atenção básica e no fortalecimento da assistência especializada, priorizando a humanização do cuidado médico no município.

Prefeito de Sousa, Helder Carvalho (PSB). Foto: Diário do Sertão

Na Assistência Social e Segurança Alimentar, a secretaria apresentou dados sobre o fortalecimento da rede de proteção. O programa Pão na Mesa expandiu seu alcance para comunidades rurais e assentamentos (como Macacos, Zequinha, Juruá e Riacho dos Catos), atingindo a marca de 27.500 pães distribuídos para 4.847 famílias.

Outros indicadores sociais incluem, Terceira Refeição: Oferta de 1.976 refeições para 658 famílias em situação de vulnerabilidade; Projeto Meu Bebê: Acompanhamento de gestantes com a entrega de mais de 400 kits de enxoval; Modernização do CREAS: Implementação do CREAS Digital e qualificação das equipes para o atendimento a indivíduos com direitos violados e Fortalecimento de vínculos comunitários através de oficinas e atividades esportivas para todas as faixas etárias.

Infraestrutura e Serviços Urbanos, a gestão Helder Carvalho registrou o maior número de ruas pavimentadas em um único ano na história de Sousa, superando a marca de 70 vias públicas beneficiadas. O balanço encerra citando intervenções estratégicas no sistema de abastecimento de água e o fomento às áreas de esporte e cultura, consolidando o cronograma de metas estabelecido para o primeiro ano de mandato.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: