header top bar

section content

VÍDEO: Educadora sousense recebe medalha na ALPB e mobiliza deputados para ajudarem tradicional escola

A sessão itinerante da Assembleia Legislativa na cidade de Sousa foi marcada por um momento emocionante. A veterana educadora Geny Ferreira recebeu a Medalha Governador Pedro Gondim pelos serviços que o Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira (CEEIGEF) vem prestando para a educação pública

Por Jocivan Pinheiro

20/10/2023 às 15h40 • atualizado em 20/10/2023 às 15h42

A sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) na cidade de Sousa foi marcada por um momento emocionante. A veterana educadora Geny Ferreira recebeu a Medalha Governador Pedro Gondim pelos serviços que o Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira (CEEIGEF) vem prestando para a educação pública da região polarizada por Sousa desde a década de 1990.

A medalha foi uma propositura do deputado sousense André Gadelha (PMDB), que já colaborou com a melhoria da estrutura do CEEIGEF quando era prefeito de Sousa, doando um terreno.

Durante sua fala, André destacou a importância de Geny para a educação de Sousa, mas ressaltou que o CEEIGEF corre risco de fechar porque a instituição vem acumulando dívidas ao longo dos anos, já que tem sido difícil manter a estrutura apenas através de algumas doações.

“A escola de Geny acumula dívidas por conta do tamanho que é a escola, que é o tamanho do coração dela de poder atender as crianças de uma forma gratuita; e isso faz com que, muitas das vezes, ela tenha dificuldade de manter a instituição”, salientou o deputado.

Foto: Nyll Pereira/ALPB

Deputado André Gadelha entrega medalha à educadora Geny Ferreira (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

No ato de entrega da medalha, a educadora se emocionou ao recordar a luta que ela vem enfrentando para manter o CEEIGEF aberto. Geny relatou que até já vendeu uma casa que seria dos filhos para utilizar o dinheiro na manutenção do centro educacional.

“Fazer educação é fazer acontecer. Porém, é necessário que a gente tenha estrutura, que a gente tenha condição financeira, que tenha suporte. Eu lhe confesso que as minhas perspectivas estavam chegando no fundo do poço, eu não tinha mais grandes esperanças. Eu agradeço muito a esse momento. Que essa medalha tenha sido a luz que tenha nos iluminado a tomar outro destino no nosso projeto.”

Por ser deputado suplente, André Gadelha não tem direito a emenda parlamentar. Mas o deputado Taciano Diniz (União Brasil) se comprometeu a destinar R$ 100 mil de emendas para a manutenção do CEEIGEF. Emocionada, Geny Ferreira pediu aos demais parlamentares que se juntem a essa luta.

“Eu espero que os senhores deputados que se comprometeram em nos ajudar, que ajudem. Eu espero que as autoridades tenham entendido qual a nossa mensagem, qual a nossa necessidade e qual a importância do CEEIGEF para Sousa. O CEEIGEF não é meu, quando eu morrer ele vai ficar.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: