header top bar

section content

VÍDEO: Professor do UNIFSM confirma edital do Parque Tecnológico e curso de IA com cerca de 100 vagas

Professor João Paulo revelou mais detalhes da reunião entre o secretário Claudio Furtado e uma comitiva formada por políticos e profissionais da educação de Cajazeiras

Por Luis Fernando Mifô

06/10/2025 às 16h50 • atualizado em 06/10/2025 às 17h04

No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, professor João Paulo, do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), revelou mais detalhes da reunião entre o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, e uma comitiva formada por políticos e profissionais da educação de Cajazeiras, que aconteceu na sede da secretaria, em João Pessoa, no dia 1º. João Paulo considera o encontro extremamente satisfatório porque foram confirmadas várias etapas da implantação do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação em Cajazeiras e foi antecipada a informação de que possivelmente uma das instituições de ensino superior da cidade receberá um curso de Inteligência Artificial.

Segundo o professor do UNIFSM, o edital para a construção do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação em Cajazeiras deverá ser lançado na cerimônia de inauguração do Parque Tecnológico de João Pessoa, nos próximos dias.

“O compromisso do secretário foi exatamente isso: na inauguração do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação em João Pessoa será lançado o edital para Cajazeiras. É a concretização para que até no fim do mês, no máximo, a gente já tenha a implantação desse polo. Não é mais promessa, já é efetividade”.

Outro compromisso firmado pelo secretário Claudio Furtado foi a abertura de um curso de IA, como parte do Projeto Limite do Visível. A estimativa é que sejam ofertadas cerca de 100 vagas.

Em abril, o Governo da Paraíba lançou um novo edital para o projeto, com 520 vagas em cursos superiores gratuitos na área de tecnologia e com bolsa estudantil mensal de R$ 1 mil durante todo o período de formação.

“As instituições se comprometeram de fazer o que for possível, colocar seu corpo docente à disposição, para que esse projeto também ocorra em Cajazeiras. Vai ser um marco extraordinário para nossa região. Esse curso vem exatamente impulsionar essa característica que a gente tem de inovação”, destacou João Paulo.

Professor Ferreira Júnior, da UFCG; professor João Paulo, do UNIFSM; professor Daladier Júnior, do IFPB; o secretário Claudio Furtado; o deputado estadual Chico Mendes; o vereador Alysson Voz & Violão e o médico Pablo Leitão (Foto: Diário do Sertão)

Além de João Paulo, a audiência contou contou com o deputado estadual Chico Mendes (PSB); o médico e ex-candidato a prefeito Pablo Leitão; o vereador Alysson Voz & Violão (PSB); o professor Daladier Júnior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); e o professor Ferreira Júnior, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“O secretário disse que esse case de Cajazeiras tem sido exemplo, mostrando exatamente como as entidades estão se relacionando, estão trabalhando em conjunto para que possa surgir esse polo”, salientou João Paulo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: