header top bar

section content

VÍDEO: TRE-PB anula cassação e mantém mandato do prefeito Allison Bastos em Pedra Branca

Em entrevista ao programa Olho Vivo, na Rede Diário do Sertão, o gestor afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e confiança na Justiça

Por Luiz Adriano

21/08/2025 às 17h13 • atualizado em 21/08/2025 às 17h16

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, nesta semana, anular a sentença de primeira instância que havia cassado o prefeito de Pedra Branca, Allison Bastos (2025-2028). A Corte também determinou a extinção do processo, o que garante a continuidade do mandato do gestor, eleito com 75% dos votos válidos — a maior votação da história do município.

A ação contra o prefeito havia tramitado na 42ª Zona Eleitoral de Itaporanga, em um processo que, segundo a defesa, apresentou falhas e seguiu em ritmo acelerado. Apesar da decisão inicial, Bastos permaneceu no cargo até o julgamento do recurso pelo TRE-PB, que concluiu pela nulidade da sentença.

Declarações do prefeito

Em entrevista ao programa Olho Vivo, Allison Bastos afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e confiança na Justiça. “Recebi a sentença com muita responsabilidade, sempre confiando na Justiça. A gente sabia do nosso direito lá no TRE, apesar de alguns vícios que havia no processo. O desembargador anulou a sentença e pediu a extinção do processo.”

O gestor disse que tinha provas para se defender e atribuiu a ação a uma tentativa da oposição de tirar seu mandato. “Sempre tivemos provas robustas, mas sabíamos que se tratava de uma armação da oposição. Não podia um prefeito ser eleito com 75% da votação, a maior da história da cidade, e depois perder o mandato quase que por um tapetão. Seria um ataque à democracia e ao povo de Pedra Branca.”

Allison Bastos (MDB) – prefeito de Pedra Branca – Foto: divulgação

Bastos também criticou a rapidez com que o caso tramitou em primeira instância. “A rapidez com que o processo andou em Itaporanga foi uma surpresa para todos os juristas que eu procurei. Ninguém entendia como aquilo aconteceu.”

Com a decisão definitiva, o prefeito disse que vai seguir administrando a cidade com mais tranquilidade. “Agora, com essa anulação, a gente vai poder trabalhar ainda mais, com mais tranquilidade, e continuar fazendo o que temos feito de melhor: melhorar a qualidade de vida do nosso povo. O TRE manteve a soberania do povo e nós vamos continuar aqui trabalhando cada vez mais.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: