VÍDEO: Novenas, terço e missas solenes marcam tradicional festa de Nossa Senhora de Fátima em Cajazeiras
A homenagem à Nossa Senhora faz referência ao dia 13 de outubro de 1917, que relata uma das aparições aos três pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - quando aconteceu o “Milagre do Sol”, na presença de milhares de pessoas, na cidade de Fátima, em Portugal
De 03 a 13 de outubro, a Matriz Nossa Senhora de Fátima proporciona aos fiéis católicos, momentos de grande devoção e de rica liturgia em torno da Virgem Maria. Com novena, terço e celebrações solenes a festa homenageia Nossa Senhora, que em 13 de outubro de 1917, durante uma das aparições aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – aconteceu o “Milagre do Sol”. Na presença de milhares de pessoas, na cidade de Fátima, em Portugal, houve um tremor do sol.
O padre Antônio Neto destaca a alegria de celebrar a tradicional festa.
“Nós estamos muito felizes, porque estamos chegando ao final de mais uma festa de Nossa Senhora de Fátima, hoje dia 12, a última noite da novena em preparação para o dia 13 de outubro como você falou, onde recordamos a 6ª e última aparição da virgem Maria na Azinheira lá em Fátima, na Cova da Iria, aos três pastorinhos, de modo que foi um tempo muito intenso de oração, de súplica, de louvores à Virgem Maria”, disse o sacerdote.
LEIA TAMBÉM:
As crianças embelezaram ainda mais a celebração que lotou completamente a igreja, construída por Mãe Aninha, mãe do Padre Inácio de Souza Rolim. De uma beleza exuberante, a Matriz está realizando uma campanha para realização da pintura e restauração na parte exterior da igreja.
“Quando entramos à Igreja Matriz já se tem o convite à oração pela beleza, pelo encanto, mas estamos precisando agora trabalhar para restaurar a pintura externa da nossa Igreja Matriz, para que se torne um cartão postal da cidade de Cajazeiras. Já começamos os trabalhos que antecedem a isso e queremos contar com a colaboração de todos para que o mais breve possível possamos restaurar, revitalizar a parte externa da nossa Igreja Matriz”, ressaltou o religioso.
DEVOÇÃO
O mundo inteiro celebra o dia 13 de maio, data da primeira aparição de Nossa Senhora a três pequenos pastores na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917. Na segunda aparição, em 13 de junho, os pastores não estavam sozinhos – mais 50 pessoas queriam ver a Virgem. Na terceira vez, eram duas mil, e a devoção foi crescendo, principalmente após o dia do “milagre do sol”, quando mais de 50 mil pessoas viram, aterrorizadas, o sol fazer zigue-zague sobre eles, em 13 de outubro daquele ano. Nossa Senhora apareceu outras vezes, individualmente, aos três pequenos pastores.
PASTORES
Dos três pastores de Fátima, dois já são considerados santos: Jacinta e Francisco os quais adoeceram e morreram ainda crianças. Foram canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, diante de cerca de meio milhão de fiéis de todas as partes do mundo, na esplanada do Santuário de Fátima. São as primeiras crianças não mártires santificadas pela Igreja e foi a primeira vez que um Papa presidiu uma canonização em Portugal. A pastora mais velha, Lúcia, entrou para o Carmelo e viveu até o ano de 2005. Em fevereiro de 2017, a igreja do Carmelo de Coimbra acolheu a sessão solene de clausura do inquérito diocesano para a sua canonização.
Veja mais fotos das festividades 2022 na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, em Cajazeiras:
DETALHES DA CAMPANHA PELA REFORMA:
Ver essa foto no InstagramDIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Recomendado pelo Google:
Deixe seu comentário