header top bar

section content

VÍDEO: Excesso de exposição pode atrapalhar processo investigativo contra Hytalo Santos, avalia advogado

Claudenilo Pereira, especialista em direito penal, avaliou que o excesso de exposição midiática e o "tribunal da internet" podem atrapalhar as investigações e acelerar ritos jurídicos sem obedecer aos devidos trâmites

Por Luis Fernando Mifô

14/08/2025 às 15h39 • atualizado em 14/08/2025 às 15h46

O advogado Claudenilo Pereira, especialista em direito penal, entende que o excesso de exposição midiática sobre o caso do influenciador paraibano Hytalo Santos, acusado de exploração de menores nas redes sociais, pode atrapalhar o andamento investigativo e jurídico do processo.

Na manhã desta quinta-feira (14), a Justiça da Paraíba autorizou novas buscas e apreensões em três endereços de Hytalo em João Pessoa. A decisão, assinada pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino, também coloca o marido do influenciador, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, como alvo das investigações, mas ainda não se sabe por qual motivo. Conforme o despacho, a busca e apreensão pode acontecer também em hoteis, moteis e outras hospedagens temporárias, caso os investigados estejam ausentes dos endereços citados.

As buscas foram autorizadas em três locais, todos em João Pessoa: na residência do influenciador, um condomínio de luxo no bairro Portal do Sol; um prédio empresarial no bairro Expedicionários; e um prédio empresarial no Bairro dos Estados.

Em entrevista ao programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o advogado Claudenilo Pereira avaliou que o excesso de exposição midiática e o que ele chama de “tribunal da internet” podem atrapalhar as investigações e acelerar ritos jurídicos sem obedecer aos devidos trâmites.

“O processo penal é um jogo, e todo jogo tem regras. A gente vê a mídia propagando, vê a exposição, vê fatos, outras pessoas já querem martirizar, condenar, mas nós temos que ter cuidado com tudo isso. O tribunal da internet tem uma mão muito pesada. Só que as autoridades constituídas não podem ir por esse viés, elas tem que trabalhar com as regras do jogo, seguindo as normas do direito penal. E se, ao final, o influenciador for realmente culpado por tudo aquilo que foi acusado no vídeo do Felca, que seja condenado”, disse Claudenilo.

“Toda essa exposição, essas coisas que estão acontecendo e sendo divulgadas em tempo real na internet, podem até acabar o real sentido do processo, o real sentido da investigação, podem atrapalhar, porque é muita exposição”, ressalta.

Influenciador paraibano Hytalo Santos (Foto: Reprodução)

Hytalo pode ser preso?

Na quarta-feira (13), a Polícia Militar cumpriu o primeiro mandado de busca e apreensão, assinado pelo juiz Adhailton Lacet, na casa de Hytalo Santos em João Pessoa, mas o influenciador não foi encontrado na residência. Segundo o juiz, uma van teria sido vista deixando o condomínio antes da chegada da polícia, o que levantou a suspeita de que Hytalo teria se antecipado à ação policial.

O advogado Claudenilo Pereira explica que se uma pessoa investigada não for localizada no endereço do mandado de busca e apreensão ou em outro endereço de conhecimento da Justiça, ela pode ser presa preventivamente.

“Uma das causas da prisão preventiva é a seguridade da aplicação da lei penal. Então, se você não tem um endereço conhecido da Justiça, se você de repente desaparece e ninguém consegue lhe achar, o juiz pode expedir um mandado de prisão”.

Resposta de Hytalo Santos

Em nota enviada à CNN nesta quinta, Hytalo Santos se pronunciou pela primeira vez afirmando que “sempre agiu dentro da lei” e negou qualquer tipo de crime de exploração de menores de idade nas redes sociais. “Repudio categoricamente qualquer acusação de exploração de menores. Minha trajetória pessoal e profissional sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes”, diz trecho da nota.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: