header top bar

section content

Processos podem ser resolvidos em audiência no Centro de Conciliação em Sousa: “Sentar e conversar”, diz juiz

A iniciativa visa um acesso mais rápido a acordos em casos mais simples, que não precisariam necessariamente se transformar em processos judiciais

Por Campelo Sousa

19/01/2017 às 15h01 • atualizado em 19/01/2017 às 15h24

Inaugurado no ano de 2013, o Centro de Conciliação e Mediação resolve questões de forma mais célere e pacífica, sem necessidade de uma ação judicial. O projeto foi uma parceria firmada entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Sousa e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ/PB).

Em seus últimos dias de atuação na Comarca de Sousa, o magistrado titular, Renan do Valle Melo, prestou entrevista ao Diário do Sertão e falou sobre a importância do Centro de Mediação: “Quando as próprias partes chegam a um consenso para resolver um conflito, a chance de cumprimento da decisão é maior, do que quando é originada por força impositiva de uma decisão judicial. Todos saem satisfeitos. É hora de sentar e conversar, sem a necessidade de mover uma ação judicial”, declarou.

A iniciativa visa um acesso mais rápido a acordos em casos mais simples, que não precisariam necessariamente se transformar em processos judiciais, mas que acabam se acumulando em um número altíssimo no Juizado Especial.

Centro de Conciliação (foto: ilustrativa/internet)

O juiz também falou da importância dessa iniciativa para melhorar o acesso da população, onde situações menos burocráticas podem ser resolvidas em apenas uma audiência, que é realizada por professores e alunos do curso de direito que obrigatoriamente estejam cursando o 7º período, com a supervisão do TJ através de seus juízes.

Renan do Vale Melo foi transferido da Comarca de Sousa e atualmente exerce atividades na Comarca de Picuí.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: